REPORTAGENS

Em Paraisópolis, estúdio 7 Notas abre espaço para músicos das periferias

Ela estava no fim do ensino médio, quando fazia debates e rodas de conversas relacionadas à violência policial. Na época, pensou em como fazer algo na comunidade onde vive. “Fiz um post nas redes sociais procurando MC’s pra conseguir fazer uma batalha de rima. Foi quando encontrei o Mike e a gente fundou a Batalha do Paraisópolis”, compartilha Glória, que também é correspondente da Agência Mural.

Mike é músico desde os 14 anos, época em que frequentava rodas de violão com os amigos e em pistas

Um ano após lei, nenhum paciente conseguiu cannabis pelo SUS

A cannabis medicinal, conhecida popularmente como maconha, tem mostrado diversos resultados positivos no tratamento de transtornos mentais, dores crônicas, epilepsia e cuidados paliativos. Desde janeiro do ano passado, uma lei no estado de São Paulo permite a inclusão no medicamento à base de canabidiol no SUS (Sistema Único de Saúde) de forma gratuita.

Na época em que a lei foi sancionada, a previsão era de que a distribuição iria se iniciar em 45 dias, o que não aconteceu. Apenas no dia 26 de

A morte e vida de Edu: um vendedor de tapiocas querido no Campo Limpo

“Lamentamos informar que o nosso querido Edu faleceu”, dizia um post no Instagram da Adega do Baguinho, um bar conhecido na região do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, ainda no segundo dia de 2024.

Edu em questão é Eduardo Monteiro, nascido em 1967 que morreu aos 56 anos, vítima de enfisema pulmonar em meio a um estado de burnout segundo familiares. Ele era o dono da “Tapioca do Edu”, apreciada pelos frequentadores da pracinha do Arariba, bairro que fica dentro do Campo Limpo.

Lembro que

Moradores improvisam recipientes em meio à falta de água nos fins de semana

“A água acaba sexta umas 22h da noite e só volta segunda de manhã com um jato fraco”, conta a manicure Luzia Oliveira, 65, moradora no Morro da Lua, bairro do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo.A falta de água ali é uma cena que se repete há anos, segundo moradores.

Um dos problemas com a ventania vista no mês de novembro que atingiu a cidade foram os danos causados às moradias. No Jardim São Roque, a confeiteira Zulmira, 56, conta que a tempestade afetou a caixa d ‘água da casa, o que deixo

WiFi grátis em SP funciona na maioria das praças, mas oscila e tem regiões sem acesso

Adailton Matos dos Santos, 39, mora no Itaim Paulista, mas estava em uma praça da Penha no começo do mês de novembro. “Estou aqui procurando o WiFi grátis e não tem na praça”, conta o usuário, apesar de ali ser um dos endereços disponíveis com internet gratuita, segundo a Prefeitura de São Paulo.

O programa WiFi-Livre em São Paulo começou em 2014, com a ideia de “levar internet gratuita e de qualidade nas principais praças de cada distrito da capital”. As primeiras praças com o serviço foram na

Há mais de 10 anos, grupo de mulheres se reúne para dar apoio emocional em momentos de luto

Em meados de 2011, Minerva Alves, 57, perdeu a mãe por conta de um câncer. Anteriormente, o marido de sua amiga, também moradora da região de Campo Limpo, foi vítima de uma tentativa de assalto ao tentar reagir. Esses acontecimentos fizeram com que elas se encontrassem para uma escuta e apoio no período de luto.

Foi nesse contexto que surgiu o grupo Emergir, no Parque Regina, bairro do distrito do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, que há mais de 10 anos têm buscado formas de dar apoio às p

Comunicadores e ativistas periféricos relatam ataques virtuais e como tentam se proteger

Comentários caluniosos, xingamentos, tentativas de invasão e até mesmo ameaças. Os ataques virtuais se tornaram um problema comum na vida de influenciadores, ativistas e jornalistas. É um movimento de disseminação de ódio que vem sendo utilizado para diminuir e até silenciar pessoas ou movimentos sociais.

A situação é ainda mais delicada para comunicadores que fazem parte de grupos minoritários. Pessoas de etnias não brancas, mulheres e LGBTQIAPN+ tendem a ser atacadas de forma mais agressiva e

Artistas de rua trocam avenida Paulista por ruas das periferias de SP

Com uma fantasia de Capitão América, o cantor e compositor Joow J, 27, chega a calçada do Shopping Campo Limpo, na zona sul de São Paulo. Ele monta o equipamento e depois de alguns minutos começa a cantar “Ovelha Negra”, em homenagem a Rita Lee, cantora de rock nacional que morreu em 8 de maio.

Morador do Parque Bologne, no Jardim Ângela, também na zona sul, ele trabalha há oito anos no ramo musical. Além do estilo criativo, Joow faz parte de artistas que têm visto nas ruas das periferias um no

Festival da Cooperifa tem futebol de várzea e shows grátis de Ana Cañas e Fabiana Cozza

O futebol de várzea se junta à poesia da periferia de São Paulo na volta da Mostra Cultural da Cooperifa. O evento torna a ter uma edição com atrações presenciais após dois anos pausado por causa da pandemia de Covid-19.

A 13ª edição do festival começa neste sábado, dia 5, e vai até 13 de novembro, com 35 atividades que incluem sessões de cinema, teatro e shows gratuitos de nomes como Ana Canãs, Fabiana Cozza e o rapper Rael, além de palestras e um debate com o DJ dos Racionais MC’s KL Jay.

O

21 anos da Cooperifa: Mostra Cultural traz KL Jay, Rael, Fabiana Cozza, Discopédia e mais

A Mostra Cultural da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) volta com tudo em 2022 e celebra os 21 anos do sarau, símbolo da resistência poética na zona sul da capital. São mais de 35 atividades gratuitas entre os dias 5 e 13 de novembro.

A programação envolve músicos, poetas, comunicadores, escritores e outros artistas das quebradas, tanto convidados quanto participantes ativos do sarau que rola toda terça-feira no bar do Zé Batidão, em Chácara Santana.

Política é um tema que se faz pr

Quadrinistas LGBTQIAP+ das periferias usam arte para explicar sexualidade e gênero

Publicados nas redes sociais ou em livros, os conteúdos ensinam sobre diversidade e ajudam a quebrar conceitos sociais

Dos cartazes e jornais alternativos, que circulavam durante a ditadura militar no Brasil, às publicações na internet de uns anos para cá, a comunidade LGBTQIAP+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexuais, Pansexuais e mais) foi utilizando a arte e a escrita como formas de passar informações e quebrar preconceitos.

Com mais liberdade em relação às déc

Quadrinistas das periferias explicam sexualidade e gênero

Publicados nas redes sociais ou em livros, os conteúdos ensinam sobre diversidade e ajudam a quebrar conceitos sociais

Dos cartazes e jornais alternativos, que circulavam durante a ditadura militar no Brasil, às publicações na internet de uns anos para cá, a comunidade LGBTQIAP+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexuais, Pansexuais e mais) foi utilizando a arte e a escrita como formas de passar informações e quebrar preconceitos.

Com mais liberdade em relação às déc

Quadrinistas LGBTQIAP+ das periferias usam arte para explicar sexualidade e gênero

Dos cartazes e jornais alternativos, que circulavam durante a ditadura militar no Brasil, às publicações na internet de uns anos para cá, a comunidade LGBTQIAP+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexuais, Pansexuais e mais) foi utilizando a arte e a escrita como formas de passar informações e quebrar preconceitos.

Com mais liberdade em relação às décadas passadas, atualmente é possível encontrar esse movimento ativo nas redes sociais, como no Instagram. Moradora do Ca

Suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens

Todos os anos, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio no mundo. Em 2013, o Brasil se encontrava em oitavo lugar dentre os países com maior número de casos. Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de mortes entre jovens com idade de 15 a 29 anos, perdendo apenas para acidentes de trânsito.

De acordo com o site Comunica Que Muda (CQM), a cada 40 segundos, um suicídio acontece no mundo, e para cada caso, pelo menos 20 tentativas. Já no Brasil, 32 pesso

Obras do programa Novo Rio Pinheiros criam esgoto a céu aberto no Campo Limpo

Mau cheiro, buracos nas ruas e abalos nas estruturas das casas estão entre os problemas deixados pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) após uma obra do programa Novo Rio Pinheiros no Morro da Lua, na região do Campo Limpo, zona sul de São Paulo.

“Foram chegando aqui e quebrando tudo. Aqui nós tínhamos um asfalto, era ruim, mas tínhamos. Fizeram a obra e ficaram aqui os buracos, nós, os moradores, é que estamos tapando”, denuncia Olga Próspero, 62, líder comunitária

Mesmo com lei, trabalhadores com deficiência visual enfrentam dificuldades para se aposentar

Desde março de 2021, a visão monocular, caracterizada por cegueira ou dificuldade severa de enxergar com um dos olhos, passou a ser classificada como uma deficiência que dá direito à aposentadoria (lei nº 14.126). Até então, somente pessoas com perda de visão total ou extrema em ambos os olhos tinham direito ao auxílio.

Outra exigência é a comprovação de tempo de contribuição (sendo de 33 anos para homens e 28 anos para mulheres em casos leves; e 25 anos para homens e 20 anos para mulheres em c

Jovens da periferia apostam em plataformas de streaming para ganhar dinheiro

A cantora e atriz Meduda Ferreira, 22, encontrou dificuldades para trabalhar em sua área durante a pandemia do coronavírus. Isso fez com que ela, que é moradora de São Mateus (na zona leste de São Paulo), fosse buscar as plataformas de streaming como alternativa para conseguir renda.

"Infelizmente a arte não é valorizada no nosso país. Vários artistas como eu sofrem com essa situação, tendo que gastar mais para fazer a sua arte se movimentar, sem nenhuma retribuição ou colaboração", diz.

O iso

Governo discute o fim da meia entrada.

A Lei sancionada pela presidente Dilma Rousseff, em 2013, voltada para estudantes, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos, que tem como objetivo garantir o acesso à cultura, prevê o uso do benefício. Porém, de acordo com pesquisa realizada pela Ancine (Agência Nacional do Cinema), o consumo de 2019 foi maior que a porcentagem da população brasileira.

A possibilidade da mudança divide opiniões. De acordo com o professor e diretor audiovisual e teatral, Wellington Dias

Espaços culturais passam a funcionar virtualmente

Os sites podem ser acessados por qualquer tipo de computador e smarthphone, porém, de acordo com Felipe Andrade dos Santos, Estagiário de Rádio TV da Universidade Santo Amaro (UNISA), pode ser um pouco complicado para aparelhos mais antigos. “Reparei que em certos sites o modo de visualização deixou a desejar, por ser criado para se navegar pelo computador. Deixou um pouco desconfortável para quem tem acesso pelo celular e tem um computador antigo, que foi o meu caso com o site do Grand Canyon,

Parques municipais e estaduais voltam a abrir em SP

A partir do dia 24/08, 70 dos 108 parques de São Paulo voltaram a funcionar no horário tradicional, com exceção dos finais de semana. Dentre esses locais, o Parque Ibirapuera Conservação, Chácara do Jóquei e o Parque do Povo já estão em funcionamento. A decisão foi anunciada pelo prefeito Bruno Covas, no dia 21/08 numa época em que a cidade já havia instaurado a fase amarela da quarentena, em que os estabelecimentos podem funcionar até 8h diárias.

De acordo com o ilustrador Caio Zelotek, a reab

Desemprego cresce 27,6 % nos últimos 4 meses

Pesquisa divulgada no dia 23 de setembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que, como consequência da pandemia, o mês de agosto terminou com 12,9 milhões de desempregados, quase 3 milhões a mais do que fora registrado no início do mês de maio.

Entre as regiões mais afetadas pelo desemprego, as maiores taxas foram observadas no Nordeste com 15,7%, Norte com 14,2% e no Sudeste 14,0%. As regiões que tiveram taxas inferiores foram Centro-Oeste com 12,2% e Sul com 10,

Câncer de Mama atinge população masculina

A doença em homens é tão rara que, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), nem entra na estimativa. Segundo a pesquisa de 2018, o número de mortes por câncer de mama no Brasil foram de 17.763, sendo 17.572 em mulheres e 189 em homens. O INCA também coloca como possíveis fatores de risco, os genéticos e hereditário, reforçando a importância do conhecimento de risco sobre o câncer e a necessidade do exame de toque independente do gênero.

A auxiliar de enfermagem Larissa Calouro Pachi

Governador de São Paulo anuncia recuo na quarentena

Um dia após o segundo turno das eleições municipais vencidas por Bruno Covas (PSDB), o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), anunciou em coletiva o recuo na fase de bandeiras do Plano São Paulo em todas as regiões do estado.

O Plano São Paulo, que é divido em 5 bandeiras, retorna da quarta para a terceira fase. As diferenças entre a fase amarela (3ª) e a fase verde (4ª) são a redução do tempo de atendimento comercial, que vai de 40% para 60%, com a diminuição na flexibilização.

A mudança
Carregar Mais